Manual Básico de Gerador de Relatórios - AdvWin
Apresentação:
O Advwin, tem integrado ao software, um gerador de relatórios, para que o usuário possa criar seu próprio modelo de relatório.
Neste, passaremos brevemente por ele para aprendermos a utilizá-lo. Lembrando que o este manual servirá apenas para norteá-los na confecção, uma vez que a melhor forma de mexer com o gerador é praticando.
Escopo:
Aprender a fazer um relatório simples, contendo uma lista de pastas e suas movimentações. Ao final deste, se seguido os passos teremos uma listagem de pastas com todas as movimentações.
Parte 1 - Iniciando a listagem de pastas
Para localizar o gerador de relatórios, vá no caminho como segue a figura abaixo:
Em seguida, aparecerá para o usuário a tela onde será feito o filtro dos relatórios. Mais para frente neste tutorial, trataremos especificamente da tela de filtros, para vermos as opções que ela nos dá de uma forma mais apurada. Por hora, iremos apenas clicar no botão “Filtrar” e prosseguir.
Depois de clicar no botão imprimir, será exibido a tela do ReportBuilder. É nela que poderemos montar nosso relatório de forma que melhor satisfaça.
A primeira coisa a se fazer é definir o formato que queremos deste relatório, para que seja disponibilizado a área total do relatório. Para isso basta ir em Arquivos, Configurar página, principalmente na parte de “Tamanho do papel” onde se escolherá o tamanho: A4, Oficio, etc e também a orientação: Retrato ou paisagem.
Visão da tela do ReportBuilder.
A figura acima nos dá uma visão das partes do gerador que veremos daqui pra frente, procurem se familiarizar com os nomes dados para que consigam se localizar ao longo deste tutorial.
Começando pelas áreas em verde na figura, é nela que nosso relatório acontecerá propriamente dito, temos então:3 áreas: Titulo, corpo e rodapé(opcional).
Colocando um título no relatório
Na barra de ferramentas, vamos clicar no botão “Texto” e em seguida clicaremos uma ver na área do título. Fazendo isso, aparecerá um item conforme figura abaixo na tela.
Agora basta ir na área de edição de Label (conforme figura abaixo) e mudar para o título que terá o relatório.
Após esta ação, bastará ir na barra de formatação e formatar o título da forma que preferir.
1 – A barra é bem semelhante ao que já conhecemos dos editores de texto, como o Word, por isso é simples a sua utilização.
2 – Note que, para formatar um objeto, no nosso exemplo o título, o mesmo TEM que estar selecionado como na figura.
3 – Pode-se inserir quantos textos quiser, assim como qualquer outro objeto da nossa barra de ferramentas, vamos imaginar que, no relatório eu desejo ter além do título, o nome do escritório/empresa e o endereço , etc...
4 – Podemos também adicionar ao título uma imagem, selecionando o botão , clicar no local onde deseja a imagem e depois selecionando uma figura conforme abaixo.
Definido como ficará nosso cabeçalho, vamos aproveitar para salvar o relatório, para que tenhamos mais tranquilidade para mexer. Para salvar, clique no Menu Arquivo e escolha a opção adequada.
Agora que já salvamos nosso relatório, vamos visualizar como ficou o cabeçalho até então. Para isso temos o botão do visualizador de relatório. Conforme apresentado na primeira figura deste manual.
Notem que no cabeçalho do exemplo, além do título coloquei uma imagem, um texto e também uma linha para separar o cabeçalho dos próximos dados do relatório.
Para voltar à construção do meu relatório, uma vez que já visualizei o cabeçalho, basta clicar na opção desenho e voltarei para a edição do relatório. É importante dizer que para alternar entre a edição e visualização basta eu usar estes dois botões, quando precisar.
Terminada a definição/construção do meu Cabeçalho, vamos para o corpo (a parte de informações) do relatório.
#ficaDica 01. Entre cada área, mostrada na primeira figura, existe uma barra para que seja possível aumentar ou diminuir o tamanho dela, vejam...
Posicionando o mouse neste local, é possível arrastá-la para cima ou para baixo, ajustando o tamanho da área.
Isto server para as três áreas: Cabeçalho, Detalhe e Rodapé.
Para começar a trabalhar com o corpo de relatório, utilizei a #ficaDica 01 e aumentei minha área do detalhe para melhor trabalhar os objetos.
Neste meu relatório, vou jogar na tela as seguintes informações:
Código e nome do Cliente;
Numero da pasta;
Descrição;
Valor da Causa
Agora que eu já defini quais informações eu vou querer, vamos aprender como jogá-las no relatório.
Na tela de visão do ReportBuilder(mostrada no inicio deste), temos do lado direito as opções de Estrutura de dados e os Campos disponíveis. Vamos primeiro, na estrutura de dados clicar em “Pasta” se já estiver selecionada é só deixar.
Com pastas selecionado na parte de estrutura, abaixo estará listado os campos que poderemos utilizar, então vamos começar pelo código do Cliente.
Clique nele e arraste-o para dentro da área de Detalhe do nosso relatório. Fazendo isso, ficará da seguinte forma.
Ao arrastar para a tela, é exibido estes dois campos, um de texto outro de dados.
O campo de texto podemos alterar o nome dele, assim como fizemos com o título.
Já o campo de dados, só conseguirá formatar, pois ele vem do banco de dados. Então ficou assim:
Farei o mesmo passo até agora, para os demais campos que eu defini para conter no meu relatório, vejam o que acontecerá com o nome do cliente.
O que ocorreu foi que como o campo é grande no banco, eu marque a opção de tamanho automático para que o campo fique apenas do tamanho do nome do cliente.
Veja como ficou meu relatório depois de colocar todos os campos definidos anteriormente.
Notem que no caso do Valor da causa, o gerador me mostrou o numero sem formatação. Para resolver este caso, clique no numero com o botão direito, escolha a opção “Formato da apresentação” e clique em:
Aí o campo receberá a formatação e ficará assim:
A primeira parte do relatório está feita. Vamos ajustar a barra do #ficaDica 01 e clicar no “Visualizar impressão” para vermos como está ficando agora, depois destas ultimas alterações.
Parte 2 – Inserindo SubRelatório. As movimentações
Em uma pasta pode ter várias movimentações. No relatório até então, temos um bloco de informações que está trazendo um bloco de informações da pasta, como cliente, descrição e valor da causa.
Então, para cada bloco deste teremos uma lista de movimentações, ou poderemos ter. então para isso, abaixo de cada bloco terá um SubRelatório onde colocaremos tal informação.
Na barra de ferramentas, temos o botão . Ele, assim como os demais nos dará um objeto para colocar no relatório. Porém antes de usá-lo, precisamos definir onde ele ficará. Na figura abaixo, vejam onde que eu defini (em vermelho) para que apareçam as movimentações.
Para isso, preciso aumentar um pouco a área do relatório, como no #ficaDica 01.
Feito isso, agora vamos clicar no botão de SubRelatório, e depois clicar neste local acima, para que o objeto fique nele.
Após isto, a tela ficará assim:
Assim que ele estiver na tela, precisaremos agora definir qual será o condutor de dados do SubRelatório.
Condutor de dados é de onde virão as informações para o SubRelatório e isso é feito selecionando conforme a figura seguinte. Lembrando que o objeto tem que estar selecionado como mostra acima.
Agora, na parte inferior da tela existem duas ‘Abas’ referentes ao Relatório Principal e ao SubRelatório.
Agora vamos clicar no Aba do SubRelatório e veremos que a tela ficará igual ao momento em que começamos a criar o relatório inicial. Com as mesmas 3 áreas, Título, Corpo(cabeçalho), Rodapé. Vamos definir o que colocaremos em cada uma delas então:
Título: MOVIMENTAÇÕES (texto, assim como fizemos no título do relatório principal)
Corpo: DATA, ADVOGADO E DESCRIÇÃO.
Rodapé: não terá nada.
Para selecionar os dados acima, é basicamente a mesma coisa que já fizemos a única diferença é que agora, como as informações são de MOVIMENTAÇÕES, na parte de estrutura de dados, selecionaremos a estrutura de Movimentação.
Depois disto, é só aplicar o que já usamos para montar o relatório principal.
#ficaDica 02 Para o campo que traz a descrição da movimentação, como normalmente o texto escrito é muito longo, clique nele com o botão direito e marque a opção “Mudança automática de linha”, para que, ao chegar no final da linha, o texto caia para a próxima, ao invés de cortar. Lembre de se aumentar a grade de onde o texto aparecerá conforme figura abaixo.
Depois destes passos acima, o relatório estará assim:
Através desta tela é que se imprime o relatório confeccionado no Gerador de Relatórios.
Parte 3 – Tela de Filtro
No inicio deste manual, passamos direto pela tela de filtro e deixamos ela para o final.
Bom, agora que temos um relatório pronto, ao pedir para visualizar, será exibido, TODAS AS PASTAS DE TODOS OS CLIENTES. Isso por que, no inicio não fizemos filtro nenhum. Se tivéssemos feito o filtro de um cliente apenas por exemplo, viriam pastas só dele.
Abaixo um print da tela de filtro.
Inicialmente, a tela de filtro do gerador de relatórios é bem semelhante aos demais filtros do Advwin.
O diferencial nela é a possiblidade de se salvar filtros para usos posteriores.
Para isso, basta fazer o filtro que deseja e depois clicar no botão “salvar filtro” e será aberto a tela para Informar o nome do Filtro.
Futuramente, quando precisar tirar novamente o relatório utilizando o filtro salvo, basta clicar no “Selecionar filtro” e escolher o desejado.
Parte 4 – Localizando relatórios salvos.
Após fazer o filtro ou selecionar um salvo, ao clicar no imprimir, será SEMPRE aberto o gerador como se fosse para fazer um novo relatório.
Se você já tem seus relatórios salvos basta ir em:
Pronto, agora o manual básico do gerador de relatório já está finalizado. No mais é só praticar.
Para finalizar, #ficaDica de primeiro se definir no papel todos os dados que vai precisar no relatório e a disposição de cada um deles, para que facilite, no momento de trabalhar no gerador de relatório.
Dicas e Soluções
Abaixo, alguns casos que você pode se deparar ao montar um relatório e como resolver.
Tentaremos deixar bem claro cada caso, para que este manual, auxiliem realmente a sua manutenção do relatório.
Pode ocorrer que algum dos casos abaixo mude o que foi falado no manual acima, vamos lembrar que esta parte de dicas e soluções deste manual vem sendo atualizado na medida em que aparecem situações em relatórios feitos.
#1 Quebra de textos
Pode ocorrer, ao montar um relatório, que o texto fique com a quebra de linha, de forma que a palavra não seja ‘quebrada’ da forma correta ao utilizar o ‘quebra automática de linha’ Veja a imagem abaixo com o problema.
Solução:
Quando ocorrer este caso, vá até o campo em questão do relatório, faça a seguinte configuração:
Desta forma o texto ficará assim: